Com a expansão acelerada da tecnologia nos ambientes digitais, a cibersegurança se tornou um tema cada vez mais relevante para empresas de todos os setores. As ameaças cibernéticas são responsáveis por grandes prejuízos financeiros e danos à reputação da empresa, comprometendo as relações com seus clientes e parceiros comerciais.

Por conta disso, a cultura de segurança se tornou fundamental no ambiente corporativo e deve ser compreendida por todos os colaboradores para garantir seu funcionamento: a proteção contra essas ameaças depende, necessariamente, de uma conscientização que englobe desde a alta gerência até os funcionários de todos os setores da empresa. Todos devem estar cientes dos riscos e vulnerabilidades do ambiente digital para adotar práticas mais responsáveis, a fim de assegurar procedimentos de segurança eficazes.

Outro ponto importante sobre essa problemática tem a ver com o suporte oferecido pelas empresas de cibersegurança, que se tornam encarregadas do processo de conscientização com seus clientes; em muitos casos, empresas contratam serviços de assistência sem saber exatamente pelo que estão pagando, pois não compreendem o gerenciamento de dados e as medidas a serem tomadas para evitar a exposição das informações empresariais. O resultado é um desbalanço entre a necessidade da empresa, frente a capacidade de execução da contratada.

O comportamento dos colaboradores influencia nesse processo!

A falta de compreensão sobre as ameaças digitais faz com que pessoas físicas e jurídicas estejam vulneráveis com frequência, sobretudo nas ocasiões em que desconhecem ou desconsideram as possibilidades de infiltração. Essa problemática expõe a necessidade de uma mudança cultural e comportamental, já que o uso das tecnologias não vai diminuir.

Esse processo de adaptação é constante, exigindo apuração detalhada de todas as pessoas envolvidas no tráfego de dados e uso de recursos tecnológicos. Em alguns dos nossos testes com clientes e parceiros, foi possível constatar que os principais ciberataques não acontecem por invasões como quebra de firewall ou protocolos de segurança, mas, sim, por pura engenharia social: é fácil enganar uma pessoa e oferecê-la um hardware infectado, como pen drives, além da crença cega na segurança de redes Wi-Fi e carregadores USB públicos.

A manutenção da cultura de segurança de um negócio é feita por meio de quatro pontos principais:

  1. TREINAMENTO DE COLABORADORES: é importante que todos na cadeia hierárquica da empresa estejam cientes dos métodos de proteção contra cibercrimes, adotando medidas por meio de treinamentos, orientações e campanhas internas e externas;
  2. POLÍTICAS DE SEGURANÇA: a empresa deve ter seus procedimentos claros, a fim de garantir a privacidade dos seus usuários e clientes. Por isso, as políticas devem ser facilmente compreendidas por todos;
  3. ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARES: a inovação tecnológica evolui cada vez mais rápido e, consequentemente, os perigos; por isso, os softwares e sistemas da empresa devem estar atualizados para assegurar a proteção contra ameaças recentes;
  4. MONITORAMENTO DE INCIDENTES: a política da empresa depende de um plano de ação ao lidar com problemas de segurança, com tomadas de decisão imediatas que minimizem os danos e estimulem o rápido restabelecimento dos sistemas.

Cabe aos negócios e seus colaboradores a tarefa de entender o papel de cada um na cultura de segurança; empresas de cibersegurança oferecem suporte e assistência para treinar os membros parceiros, mas as práticas a longo prazo dependem da compreensão sobre a importância desses assuntos. Não é possível investir em tecnologia da segurança sem uma noção prévia do que essa tecnologia faz.

Ao adotar essas medidas, as empresas podem criar uma cultura de segurança que ajudará a proteger os dados, sistemas e usuários contra as ameaças. Além disso, essa adoção pode se apresentar como uma vantagem competitiva, demonstrando aos clientes e parceiros comerciais que a empresa está comprometida com a proteção das informações.

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Uma cultura de segurança é parte importante do bom funcionamento do seu negócio: com boas práticas de proteção da informação, é possível evitar fracassos repentinos relacionados ao vazamento de dados ou invasões cibercriminosas.

Com o suporte e assessoria da Proxys, sua empresa recebe diversos conteúdos para promover a conscientização de maneira didática, alcançando do porteiro ao presidente. Ministramos palestras e criamos atividades, treinando o corpo de colaboradores para que todos entendam seu papel na cultura de segurança.

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